quinta-feira, 20 de março de 2025

Lula diz que governo não vai permitir "república de ladrão de celular"

Presidente defendeu PEC da Segurança Pública. Chefe do Planalto destacou combate ao crime organizado

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública para enfrentar a violência no país. Ao discursar durante a cerimônia em Fortaleza, o chefe do Planalto disse que Brasil não irá permitir que “a república de ladrão de celular” comece a assustar as pessoas pelas ruas. 

Lula também falou sobre o desafio de combater o crime organizado. “Nós vamos ter que enfrentar a violência sabendo que nós vamos ter que enfrentar o crime organizado, sabendo que não é o estado sozinho, é o estado, o município, o governo federal, porque a gente não vai permitir que os bandidos tomem conta do nosso país”, disse. 


A PEC da Segurança visa dar à União a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Na prática, o governo federal poderia estabelecer diretrizes de uma política nacional de segurança a ser seguida por todos os estados. A mudança também deve mudar a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) — que pode se transformar em uma força ostensiva nacional, assim como a Polícia Militar. 


No evento, o presidente Lula afirmou que o Estado "é mais forte que os bandidos" e que "lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando as pessoas". 


“A gente não vai permitir que a república de ladrão de celular comece a assustar as pessoas nas ruas desse país. O chefe do Planalto destacou que a responsabilidade sobre a segurança deve ser compartilhada entre os entes federativos. “Por isso, estamos apresentando uma PEC da segurança para que a gente possa, junto com os governadores e com os prefeitos, a gente definitivamente, dizer que o estado é mais forte do que os bandidos, e o lugar de bandido não é na rua assaltando, assustando e matando pessoas”, disse.


Por: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário