O presidente da Fecomércio Pernambuco faz o balanço e os desafios do comércio ao longo de 2024
Foto: Internet |
Durante um ano estável para o comércio pernambucano, o setor enfrentou alguns desafios como o aumento dos juros no país e a alta taxa de desemprego no estado, de 10,5%, que ainda se destaca como o maior índice do país no terceiro trimestre.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto, destaca que o 2024 foi um ano positivo, ainda que estável para o comércio. “Tivemos um crescimento maior, de 3,2% em março, que teve um aumento de 5,6% na comparação mensal. Por outro lado, em janeiro e abril tivemos um decréscimo de 2,2% e 2,4% mês a mês”, detalha.
Ainda de acordo com ele, a nível anual, foi registrado um crescimento em fevereiro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2023, foi registrado um aumento de 9%. Já no mês de agosto deste ano, foi registrado um crescimento de 6% em relação ao ano passado.
DESTAQUES NO SETOR
Tivemos alguns meses que aumentaram o crescimento no comércios, mas quando é comparado o ano com o ano anterior foi um ano bom. Por exemplo, o mês de janeiro e o mês de Julho, tiveram um crescimento bom exponencial, enquanto nos meses de maio de agosto houve um decréscimo nas vendas do varejo. Já no varejo ampliado, por exemplo, nas vendas de carro, moto, peças, registramos um crescimento maior, por exemplo em fevereiro.
PACOTE FISCAL
Essa reforma que o governo faz com esse pacote do Ministro da Fazenda, isso provoca um aumento dos juros devido a indecisão deles. Então o mercado começa a aumentar os juros e isso é ruim para o comércio. Quem sofre mais é o varejo, por exemplo com a alta do dólar, que aumentou demais. Aqueles que compraram com antecedência ainda tiveram um momento melhor. Porém, os juros altos fazem com que eles não consigam repor bem o estoque e isso dificulta muito.
ALTA DO DÓLAR
A alta do dólar facilita muito ao turista estrangeiro, mas para o interno já não é tão bom. A gente espera que isso se estabilize e que traga mais segurança e que as empresas comecem a investir mais no nosso comércio.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
A gente tem mais qualificação para melhorar a produtividade,que é um empecilho para a gente crescer também, porque as coisas ficam mais caras, a gente produz pouco e isso é muito ruim para o comércio. O governo do estado está fazendo um esforço e as prefeituras estão fazendo um esforço muito grande para qualificar as pessoas. O que deveria ser feito é a qualificação das pessoas que recebem o Bolsa Família, já que estamos precisando de mão de obra. É bom para o governo, para a sociedade e para o comércio porque aumenta o poder aquisitivo das pessoas.
INFRAESTRUTURA
O Governo do estado está investindo muito em estradas e isso também é muito bom. Isso é infraestrutura e isso é tudo que a gente precisa para o turismo. Por exemplo, a PE-60 que dá acesso ao Litoral Sul de Pernambuco, agora com a requalificação da estrada, facilita a vida e evita as pessoas irem por Macéio, aumentando o fluxo de turistas nas regiões das praias pernambucanas, polo mais forte de turismo do estado.
PERSPECTIVAS PARA 2025
A perspectiva do país para o ano que vem é que o PIB cresça menos e com o PIB crescendo menos, o comércio roda menos também. Acredito que no ano que vem ele deve crescer um pouco menos de 2%. Porém, se a gente começar a investir em capacitação, podemos conseguir melhorar o poder aquisitivo da população.
ACORDO ENTRE A UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL
Esse acordo comercial é positivo para o Brasil todo, tanto para as exportações, como para as importações. Se não me falha a memória, isso deve aumentar mais de R$ 90 bilhões de reais no fluxo comercial com a Europa. Isso é muito bom, muito importante porque é o mercado de mais de 400 milhões de pessoas que têm um poder aquisitivo alto. Temos a nossa cachaça, nosso açúcar, nossas frutas, manga e a uva. Tudo isso vai facilitar a vida de todo mundo. O automobilismo, por exemplo a Jeep aqui em Pernambuco, na hora que facilita exportação isso movimenta ainda mais a economia de Pernambuco. Temos a Petrobras também com a Refinaria que vai colocar o próximo trem para funcionar
Nenhum comentário:
Postar um comentário