terça-feira, 15 de outubro de 2024

Caixa pisa no freio do crédito imobiliário

Instituição reduziu o teto de financiamento para 70% nas linhas de crédito com recursos da poupança. Agora o comprador terá que dar entrada de 30%

Foto: Arquivo

As regras para o financiamento da casa própria mudam na próxima semana, atingindo em cheio os planos e a realização do sonho da casa própria de famílias de todo o Brasil. A Caixa Econômica Federal passa a financiar 70% do valor do imóvel (e não mais 80%), o que significa que o candidato a mutuário precisará desembolsar os 30% restantes.

A regra vale tanto para imóveis novos quanto para os usados financiados na modalidade Sistema de Amortização Constante (SAC), que utiliza recursos da poupança e tem as prestações decrescentes ao longo do tempo de financiamento. Já pela Tabela Price, sistema em que a parcela é fixa durante todo o contrato, o percentual do financiamento caiu de 70% para 50%. No último mês de agosto, o governo federal já havia reduzido o teto de financiamento de imóveis usados, inclusive para a faixa 3 do Minha Casa Minha Vida, também para 70%.


A medida já era aguardada pelo mercado financeiro, mas para 2025, pois desde o início do ano a divisão de crédito imobiliário da Caixa vinha alertando para a queda na captação de recursos da poupança e para o aumento dos saques, além do aumento da demanda por financiamentos habitacionais, o que levou a instituição a operar no limite do seu volume de crédito. Inicialmente, a medida era aguardada para o próximo ano, mas foi antecipada por causa da manutenção do quadro de escassez de recursos e maior demanda por financiamentos.


Ademi debate nova realidade do mercado

A Ademi vai receber o superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, João Victor de Oliveira, e o superintendente executivo jurídico do banco, Bruno Montanha. Os executivos vão detalhar as modificações feitas pela Caixa e levar uma visão geral sobre o impacto dessas mudanças no mercado imobiliário.


Por - Diario Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário