Foto: Divulgação |
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) divulgou, nesta terça-feira (12), os detalhes da 110ª edição do Campeonato Pernambucano, que promete agitar o Estado em 2024. Com a participação de 10 clubes: Afogados, Central, Maguary, Petrolina, Náutico, Porto, Retrô, Salgueiro, Santa Cruz e Sport - o Estadual começará no próximo dia 10 de janeiro, com todos os jogos sendo transmitidos ao vivo.
A busca pelo título de Campeão Pernambucano 2024 vai além da conquista do troféu. Os clubes competirão por três cobiçadas vagas na Copa do Brasil 2025, uma vaga na Copa do Nordeste 2025 e duas vagas no Brasileiro da Série D 2025, para os clubes que não estão em divisões superiores.
O formato da competição foi elaborado para maximizar a emoção e a competitividade. Os 10 clubes se enfrentarão em partidas únicas na primeira fase, e os seis mais bem colocados avançarão para a próxima fase. Os dois primeiros lugares da fase inicial garantem vaga direta nas semifinais, enquanto os quatro classificados subsequentes disputam a segunda fase, uma etapa eliminatória em jogo único.
Destaca-se que os dois clubes que encerrarem a primeira fase nas 7ª e 8ª posições garantem automaticamente sua permanência no Pernambucano A1 2025. No entanto, os dois últimos colocados, 9º e 10º, serão rebaixados para a Série A2 - 2025.
A tabela oficial, detalhando datas e locais dos jogos, bem como o regulamento completo, está disponível abaixo. Os torcedores e amantes do futebol já podem se preparar para uma temporada cheia de emoções, rivalidades intensas e lances espetaculares.
As partidas de abertura do Estadual estão marcadas para o dia 10 de janeiro, com o atual vice-campeão, o Retrô, recebendo o Porto na Arena de Pernambuco. No Estádio do Arruda, o Santa Cruz enfrenta o Maguary. Os jogos serão realizados às 19h e 21h, respectivamente.
A FPF agradece à Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE) e à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) pela compreensão e parceria na adequação da tabela.
Resumo do Sistema de Disputa
Na primeira fase, os 10 clubes jogarão entre si em turno único. Os seis mais bem colocados avançam para a próxima fase.
Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam direto para as semifinais. Os quatro demais classificados disputam a segunda fase, que é eliminatória.
Os dois clubes que terminarem nas 7ª e 8ª posições da primeira fase garantem permanência no Pernambucano A1 2025. Os dois últimos colocados (9º e 10º) com menor número de pontos ganhos são rebaixados para a Série A2 - 2025.
Vagas em competições nacionais
O Campeonato Pernambucano 2024 distribuirá as seguintes vagas em competições nacionais:
Copa do Brasil 2025: 3 vagas
Copa do Nordeste 2025: 1 vaga
Série D do Brasileiro 2025: 2 vagas
RODADA 1 - 10 JAN - QUARTA-FEIRA
RETRÔ X PORTO (ARENA PERNAMBUCO) 19H
RODADA 2 - 18/JAN - QUINTA-FEIRA
PORTO X CENTRAL (ESTÁDIO LUIZ LACERDA) 21H
RODADA 3 - 22/JAN - SEGUNDA-FEIRA
AFOGADOS X PORTO (VALDEMAR VIANA) 20H
RODADA 4 - 25/JAN - QUINTA-FEIRA
PORTO X SALGUEIRO (LUIZ LACERDA) 21H
RODADA 5 - 28/JAN - DOMINGO
MAGUARY X PORTO (ARTHUR TAVARES) 15H
RODADA 6 - 31/JAN - QUARTA-FEIRA
PORTO X SANTA CRUZ (ESTÁDIO LUIZ LACERDA) 19H
RODADA 7 - 7/FEV - QUARTA-FEIRA
NÁUTICO X PORTO (AFLITOS) 21H
RODADA 8 - 18/FEV - SÁBADO
SPORT X PORTO (ARENA PERNAMBUCO) 16H30
RODADA 9 - 24/FEV - SÁBADO
PORTO X PETROLINA (ARTHUR TAVARES) 16H30
Por Allyson Rodrigues Com informações da FPF
Nenhum comentário:
Postar um comentário