Foto: Divuklgação/TRE-PE |
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realiza, pela primeira vez em dez anos, eleições para conselheiros tutelares usando urnas eletrônicas. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a votação, que será realizada no dia 1º de outubro entre as 9h e 17h.
Para as eleições, o TRE disponibilizou 2.500 urnas para as cidades que possuem mais de 30 mil eleitores. O processo eleitoral é promovido a cada quatro anos e fiscalizado pelo Ministério Público.
O voto da população é facultativo e qualquer cidadão que esteja cadastrado como eleitor poderá participar.
“A participação da população é essencial para que o processo eleitoral seja democrático e representativo. Através dos votos dos eleitores conscientes, os cidadãos têm a oportunidade de eleger os candidatos comprometidos com a causa na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, além de fortalecer a democracia em nível local”, explica a coordenadora do Conselho Tutelar RPA-2 do Recife.
Cada cidade irá eleger cinco representantes por Região Política e Administrativa (RPA), para compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município e região administrativa, além de eleger outros cinco conselheiros suplentes.
Os cronogramas das inscrições e candidaturas variam de acordo com cada cidade e podem ser consultados nos editais disponíveis nos portais das prefeituras, ou ainda no site do TRE.
Informações DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário