São 12 semanas após seu início, em 13 de março, conforme estabeleceu o governo como forma de auxiliar quem não tem recebido salário por falta de trabalho. O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, porém, afirmou que poderá haver uma extensão da data.
Como diz o site oficial do governo, “The COVID-19 Pandemic Unemployment Payment will be in place until at least 8 June”.
Ou seja, mesmo tendo aplicado para receber o auxílio em maio, por exemplo, o beneficiário não vai recebê-lo pelas 12 semanas seguintes, mas sim apenas até 8 de junho, atual data limite do benefício.
Vale lembrar que podem receber o auxílio trabalhadores full time ou part-time que estavam empregados e foram demitidos durante a pandemia. Quem pediu demissão, por exemplo, não tem o direito.
Prazo para o fim do auxílio pode ser estendido
Leo Varadkar afirmou que o benefício para desempregados deverá ser estendido para além de junho. Foto: Merrion Street |
O dia 8 de junho, porém, pode não ser a data final. Leo Varadkar afirmou que o governo estuda um plano para continuar pagando os desempregados por um tempo maior.
“Acho que não será possível descontinuá-lo em meados de junho, teremos que ir além, porque as pessoas precisam ter a oportunidade de voltar ao trabalho e há muitas empresas que ainda não será possível reabrir em meados de junho, por isso pretendemos estendê-lo”, afirmou para a rádio Today FM e replicado na imprensa irlandesa.
Ao mesmo tempo, o Taoiseach deu um puxão de orelha nos desempregados. Ele disse que existem pessoas que ganham mais com os pagamentos emergenciais do que em seus empregos, muitos deles part-time, e que, por isso, não querem voltar a trabalhar. “Alguns empregadores estão nos dizendo que é difícil fazer com que as pessoas voltem ao trabalho”, esclareceu.
Cerca de 590 mil recebem o auxílio
O governo afirmou, porém, que o número de pessoas que está recebendo o auxílio tem diminuindo. São 589 mil desempregados ou temporariamente afastados, que recebem 350 euros por semana.
O número é 9 mil a menos que na última semana, isso porque muitas empresas retiraram o lay-off (pausa temporária) e chamaram seus trabalhadores de volta ao trabalho. O custo semanal do auxílio ao governo é de €206 milhões por semana.
Novos auxílios podem ser criados
O governo também afirmou que pode criar novos tipos de auxílio para beneficiar trabalhadores prejudicados pelo Covid-19.
Segundo o Irish Times, o ministro das Finanças, Paschal Donohoe, indicou que os apoios atuais — tanto os que auxiliam os desempregados como os que ajudam empresas a pagar seus funcionários — não podem continuar em sua forma atual a longo prazo.
Ele disse que o governo “estabelecerá um caminho para lidar com o fim do pagamento do desemprego de € 350 nas próximas semanas”.
RUBINHO VITTI, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário